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segunda-feira, 30 de março de 2015

Stress, como evitar e controlar?



Aflição, agonia, impaciência, inquietação. Esses são alguns sinais da ansiedade, sentimento capaz de prejudicar a qualidade de vida, autoestima e saúde do ser humano.

Aprender a lidar com ela é fundamental para garantir uma vida saudável. E para isso, é preciso entender os seus mecanismos.

"A ansiedade é uma excitação do sistema nervoso central, que acelera o funcionamento do corpo e da mente. Quando estamos ansiosos, liberamos o neurotransmissor noradrenalina, que provoca toda essa excitação. É um processo que pode ser tanto hereditário como adquirido através das experiências que temos nos ambientes mais hostis. A ansiedade está intimamente vinculada à forma como interpretamos as situações da vida", explica a psicóloga Sâmia Aguiar Brandão Simurro, de São Paulo (SP), que é vice-presidente de Projetos e Expansão da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).

Qualquer um sofre, em maior ou menor grau, de ansiedade. Mas o transtorno merece atenção redobrada quando passa a prejudicar os relacionamentos conjugais, profissionais, acadêmicos e até mesmo sexuais.

"Quando a ansiedade ultrapassa o limite e a pessoa não consegue mais realizar suas tarefas diárias sem sofrimento, é hora de buscar ajuda especializada e dar início a um tratamento", explica a psicóloga Sâmia Simurro.

Como posso me ajudar?

1 - Saiba quais são os seus reais problemas e as origens do nervosismo. A única forma de combater o inimigo é conhecendo-o bem, portanto, pare e reflita sobre as suas maiores angústias, tornando mais fácil o término das mesmas.

2 - Após a reflexão sobre os reais problemas da sua vida, e depois de ter até mesmo listado os empecilhos diários, pense em como evitar cada maleficio da sua rotina. Comece ajustando a sua vida desde já! Não deixe nada para depois, caso contrário você causará maior ansiedade para resolver as tarefas determinadas.

3 - A lista também é uma forma de organizar o seu dia a dia, ajudando a otimizar o seu tempo e tornando a sua vida mais produtiva. Liste tudo o que tiver que fazer na semana, separando em dias e horários possíveis para a sua rotina, mesmo alguns detalhes saiam do seu controle, saber como será a sua semana resultará em maior tranquilidade.

4 - Liste as três tarefas mais importantes e foque nelas. Assim, fica mais fácil cumprir o que realmente é relevante, deixando as obrigações menores para depois. A sensação de dever cumprido ajudará a diminuir o stress.

5 - Quando programar o seu dia a dia, faça de forma confortável para a sua vida. Nada de tentar ser multitarefa, já que ao invés de conquistar produtividade, você vai aumentar o seu stress e não conseguirá se concentrar 100% em nenhuma atividade.

6 - Por mais que a sua rotina seja de correria, busque desacelerar em vários períodos do seu dia. Sempre que puder, dê uma volta, respire profundamente, lave o rosto, beba uma água, enfim, diminua a agitação.

7 - Procure sair do cotidiano cansativo, faça sempre aquilo que contribui para o seu bem estar, dedique-se aos seus hobbies, seja feliz! Escute uma música boa, leia um livro que goste, assista a um filme, faça programas com os amigos e familiares, vá ao cinema, saia para jantar ou simplesmente faça uma comida diferente em casa, dedique-se a você mesmo.

8 - Tenha um ambiente que te cause paz, mandando o stress para longe. Mantenha um espaço com plantas, que atraia passarinhos, com uma música gostosa de ouvir, com um lugar para você ficar em sua própria companhia.

9 - Mantenha em sua vida pessoas positivas, que conseguem ver o lado bom dos empecilhos e que possam transmitir paz a você. Todo mundo tem seus dias difíceis, isso é normal, mas convenhamos que existem algumas companhias que parecem viver sempre no mal humor.

10 - Ajude o próximo, estenda a mão para uma pessoa ou um animal, pratique a solidariedade, essas atitudes ajudam mais os doadores que os recebedores. Encontre um sentido na sua vida, mas não encare as suas contribuições como obrigações.

11 - Procure agradecer mais que pedir, pense em todas as coisas boas da sua vida, nas pessoas que te fazem bem, e agradeça pela benção que é estar vivo. Acorde e sinta-se grato por poder viver mais um dia, com certeza, você se sentirá mais feliz e mandará o stress para longe.

Siga todas essas dicas, foque no que te faz bem, e a felicidade será uma consequência inevitável.



Fonte:
http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2011/05/17/ansiedade-e-o-pior-de-todos-os-males-psicologicos-diz-especialista.htm

http://praticassaudaveis.com/stresscomo-evitar/